Canaus - Viagens e Turismo

Embaixador dos EUA prevê mais vistos para brasileiros

Fonte: Estadão

Gastos de turistas brasileiros nos Estados Unidos em 2012 somaram US$ 8 bilhões

Guilherme Waltenberg
A embaixada norte-americana no Brasil pretende emitir mais de um milhão de vistos para brasileiros em 2013, quebrando o recorde histórico, atingido em 2012, de quase um milhão. De acordo com o embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, essa ampliação é consequência da política de aproximação dos países. Ele disse também que o forte gasto de turistas brasileiros no país ajuda os EUA a superarem a crise.

'Há mais brasileiros viajando hoje para os Estados Unidos do que nunca. Vamos autorizar, neste ano, mais de um milhão de vistos para brasileiros, o que é um recorde histórico', afirmou. 'Os brasileiros hoje são muito bem vistos nos Estados Unidos', emendou.

Segundo Shannon, os gastos de turistas brasileiros nos Estados Unidos em 2012 somaram US$ 8 bilhões, o que coloca o País na segunda posição entre os países com mais gastos nos EUA no anos passado, atrás apenas da China. 'A grande presença de brasileiros nos Estados Unidos ajuda muito a recuperação da economia (norte-americana), especialmente na área do turismo', avaliou Shannon.

Segundo o embaixador, as negociações para derrubar a exigência de visto para brasileiros estão em andamento, restando apenas detalhes na área de documentação e inteligência. 'Os governos estão trabalhando para deixar de pedir vistos, mas não posso dizer exatamente quando (isso deve ocorrer). Temos que negociar acordos sobre integridade e confiança com relação aos documentos e a capacidade de trocar informações sobre pessoas que estão viajando e isso tem que ser recíproco', concluiu.